top of page

PALESTRANTES

bejamim.jpg

Benjamim Bley

Possui graduação em Curso de Geologia da Cage pela Universidade Federal de Pernambuco(1962), especialização em Groundwater Development Course pela Faculty Of Public Health University Of Minnesota(1965), doutorado em Paleontologia e Estratigrafia pela Universidade de São Paulo(1975), pós-doutorado pela Technological Institute Stockolm(1977), pós-doutorado pela Universidade de São Paulo(1984) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo(1984). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo.

 

Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia. Possui especialidade em geocronologia, geotectônica, cartografia geológica e terrenos cristalinos. Atua principalmente nos seguintes temas: Lineamentos, Macicos, Sistemas de Dobramentos.

Possui graduação em Curso de Geologia da Cage pela Universidade Federal de Pernambuco(1962), especialização em Groundwater Development Course pela Faculty Of Public Health University Of Minnesota(1965), doutorado em Paleontologia e Estratigrafia pela Universidade de São Paulo(1975), pós-doutorado pela Technological Institute Stockolm(1977), pós-doutorado pela Universidade de São Paulo(1984) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo(1984). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo.

1471821_583075628429611_1207235405_n.jpg

Luciano Alessandretti

Possui graduação em Geologia (2009) e mestrado com ênfase em Geoquímica (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Recursos Minerais e Hidrogeologia (2017) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é docente do curso de Geologia da Universidade Federal de Uberlândia. Temas de interesse: tectônica de bacias, sedimentologia, petrologia sedimentar, methane seep systems

Guilherme Corrêa

Possui graduação em Geografia (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal de Uberlândia (2005), mestrado e doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (2007/2011). Realizou com período sanduíche o doutorado na Universidade do Oeste da Austrália (Perth). Possui pós-doutorado pelo Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa (2012). Atuou como professor adjunto Instituto de Floresta e Biodiversidade da Universidade Federal do Oeste do Pará de 2012 a 2014. Atualmente é professor adjunto no Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.

 

Sua linha de pesquisa possui ênfase em Pedologia e Ambiente, atuando em temas como evolução da paisagem; levantamento e mapeamento de solos e geoambientes; gênese, morfologia e classificação de solos; relação solo-vegetação.

Guilherme_Correa4.jpg
pp.jpg

Ângela Veloso

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (2007), mestrado em Geociências (Geologia e Geoquímica) pela Universidade Federal do Pará (2011), doutorado em Geociências (Recursos Minerais) pela Universidade de São Paulo (2017). Atua principalmente nos temas relacionados a Metalogênese de depósitos hidrotermais, em especial os depósitos de óxido de ferro-cobre-ouro (IOCG) da Província Carajás. Possui experiência em estudos petrográficos, de química mineral, litoquímica, geocronológicos e de geoquímica de isótopos estáveis e radiogênicos. Atualmente professora de Geologia Econômica da Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Geografia.

WhatsApp Image 2018-10-16 at 12.25.26.jp

José Braga Neto

Atuação por mais de uma década na indústria da mineração (passando pela exploração, Geologia de mina e planejamento de lavra), Geologo de engenharia dedicado a estudos de Geologia urbana e engenharia de obras, Gestão de contratos e gestão de projetos. Formado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Especialista em lavra e mineração pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Especialista em Geotecnia

379635_10200448340428104_1132183055_n.jp

Felix Nannini

Possui Bacharelado (2008), Mestrado (2011) e Doutorado (2016) na área de Mineralogia e Petrologia pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. No primeiro semestre de 2013, desenvolveu sua pesquisa na Universidade de St Andrews, na Escócia. Tem conhecimento de petrologia de rochas mantélicas e de kimberlitos brasileiros. Trabalhou na CPRM desde janeiro de 2014 até outubro de 2016. Atualmente é Coordenador Adjunto do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, no curso de Geologia em Monte Carmelo, MG.

Untitled-1.jpg

Umberto Cordani

Possui graduação em Geologia na USP, em 1960, e obteve especialização em Geocronologia na Universidade da Califórnia, em Berkeley, USA. Concluiu seu Doutorado em Ciências em 1968 pela FFCL da USP, e efetuou seu pós-Doutorado na Universidade Livre de Bruxelas, Bélgica, sempre em Geocronologia.

 

Seus principais interesses de pesquisa são a Geocronologia e Geoquímica isotópica, aplicadas a estudos de Geotectônica. Suas linhas de pesquisas principais incluem a evolução crustal do continente sul-americano, bem como vários temas regionais de evolução tectônica, no Brasil e países vizinhos.

romulo.jpg

Rômulo Machado

Geólogo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1973); mestrado (1977), doutorado (1984) e livre-docente (1997) pela Universidade de São Paulo, e pós-doutorado (1988-1989) pela Universidade de Paris-IV, França.

 

Possui linhas de pesquisas em tectônica dúctil e rúptil, com ênfase no estudo de granitos no contexto de evolução crustal, tectônica e metamorfismo de cinturões dobrados neoproterozoicos do Sul e Sudeste do Brasil e Moçambique, incluindo estudos de proveniência e tectônico de bacias sedimentares de diferentes idades, particularmente da Bacia do Paraná.

lena.jpeg

Lena Monteiro

Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado e doutorado em Geociências (Recursos Minerais) pela Universidade de São Paulo em 1997 e 2002, respectivamente. Possui pós-doutorado (Evolução Crustal e Metalogênese) pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e Colorado School of Mines (2005). Atualmente é Professora Associada (MS-5) da Universidade de São Paulo.

 

Sua linha de pesquisa possui ênfase em áreas como a Metalogênese, Geoquímica Isotópica, Isótopos Estáveis, Inclusões Fluidas, Petrografia e Petrogênese. Desenvolve pesquisas relativas à evolução temporal e espacial de sistemas minerais, com foco nos depósitos de óxido de ferro-cobre-ouro e de metais base, incluindo depósitos de zinco e chumbo em rochas carbonáticas, e à evolução de fluidos mineralizantes e migração de fluidos hidrotermais em bacias sedimentares. 

WhatsApp Image 2018-09-18 at 10.14.10.jp

Sabrina Rodrigues

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), possui mestrado e doutorado em Paleontologia e Estratigrafia pela Universidade de São Paulo em 2002 e 2006, respectivamente. Atualmente é professora Associada da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia.

 

Sua linha de pesquisa é fundamentada em projetos sobre a Tafonomia Comparada e Experimental de invertebrados marinhos e de águas doces; aplicação de isótopos estáveis e geocronologia na Tafonomia de invertebrados; integração entre Tafonomia e a Estratigrafia de Sequências, Evolução, Paleoecologia e Paleobiogeografia de invertebrados marinhos (Brachiopoda) da plataforma brasileira e antártica.

unnamed.jpg

Douglas Riff

Possui licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), e bacharelado em Zoologia pela mesma Universidade (2003). No mesmo ano, concluiu Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia). Possui Doutorado na mesma instituição em Zoologia (2007). Atualmente é professor Associado do Instituto de Biologia (INBIO) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Curador do Museu de Biodiversidade do Cerrado (INBIO/UFU), Coordenador do Laboratório de Paleontologia do INBIO/UFU e Tutor do grupo PET-Biologia (Programa de Educação Tutorial, SESu/MEC).
Sua linha de pesquisa tem enfoque na paleontologia de vertebrados cretácicos e terciários com ênfase em osteologia e filogenia de répteis, à busca por fósseis no Brasil e na Antártica e ao ensino do tema.

pp (1).jpg

Caio César Rangel

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), pela Universidade Federal de Uberlândia (2011), Especialização em Ciências Ambientais pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (2016) e Mestrado em Geologia (Área: Paleontologia e Estratigrafia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Desenvolve projetos que abrangem a paleontologia de vertebrados cenozoicos, com enfoque nos metatérios carnívoros (Metatheria:Sparassodonta), e aspectos evolutivos, filogenéticos e paleobiogeográficos desses animais. Atualmente é técnico do Laboratório de Paleontologia e Estratigrafia, no Curso de Geologia (Instituto de Geografia), da Universidade Federal de Uberlândia- Campus Monte Carmelo.

Caetano Juliani

Graduado em Geologia pela Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 1980 e Doutorado em Geociências na área de Mineralogia e Petrologia no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo em 1993. Atualmente é Professor Titular em Metalogênese e Tectônica junto ao Instituto de Geociências da USP. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Metalogênese e Evolução Crustal, desenvolvendo pesquisas sobre metalogênese no Brasil e nos Andes, evolução de cinturôes metamórficos e complexos acrescionários, alteração hidrotermal, vulcanismo, petrogênese, geotermobarometria e sobre depósitos auríferos epitermais e de Cu-Mo-Au paleoproterozoicos na parte sul do Cráton Amazõnico.

WhatsApp Image 2018-09-13 at 17.25.55.jp
boggiani.jpg

Paulo Bogianni

Possui graduação em Geologia pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (1984), mestrado e doutorado em Geociências (Geologia Sedimentar) pela Universidade de São Paulo em 1990 e 1998, respectivamente. Foi professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e primeiro Diretor Científico da FUNDECT - fundação de apoio à pesquisa de Mato Grosso do Sul, tendo participado de sua criação e estruturação. Atualmente é professor do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental do Instituto de Geociências - Universidade de São Paulo.

Atualmente realiza estudos em unidades neoproterozoicas com ênfase em mineralizações autigênicas associadas, como fosforitos, formações ferríferas e dolomitos. Tem como áreas de interesse também sedimentação carbonática, geologia aplicada a questões ambientais de risco e geologia do Centro Oeste brasileiro.

MARCUS VINICIOS ANDRADE SILVA.jpg

 

MARCUS VINICIOS ANDRADE SILVA

Engenheiro Geólogo graduado pela Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Hidrogeólogo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS). Possui experiência nas áreas de Hidrogeologia, Geologia Ambiental e SSMA em minas subterrâneas, minas a céu aberto e plantas industriais metalúrgicas e químicas, das empresas Votorantim Metais e Vale Fertilizantes. Foi presidente da Geoconsultoria Jr. (Empresa Júnior de Geologia da UFOP) e professor orientador da Empresa Júnior de Engenharia de Minas do CEFET MG (Campus Araxá). Possui experiência acadêmica como professor e coordenador de escolas técnicas e universidades, com destaque para o SENAI (Qualificação profissional para Operadores de Minas) e o CEFET MG (Engenharia de Minas). Possui experiência com "Stakeholders" , ligados as questões sócio-ambientais, como conselheiro titular (representando o Instituto Brasileiro de Mineração - IBRAM no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari / CBH Araguari) e como Coordenador da Câmara Técnica de Outorgas e Cobrança (CTOC) do mesmo comitê. Possui experiência com perícias judiciais e assistência técnica (ambiental e trabalhista). Atualmente é Engenheiro de Segurança do Trabalho Sênior Corporativo da diretoria de Exploração Mineral da NEXA Resourses, responsável pelas atividades ligadas à SSMA, e professor do Instituto Minere. Paralelo as atividades profissionais escreve artigos de SSMA e Hidrogeologia para a Revista In The Mine. Livro recém publicado " Procedimentos de SSMA nas atividades de Sondagem e Perfuração"

Candeiro.jpg

Carlos Candeiro

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia e em Ciências Biológicas pela Universidade de Uberaba; fez sua especialização em Gestão Ambiental pela Faculdade Católica de Uberlândia; Mestre e Doutor em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com partes dos estudos em Paleontologia e Estratigrafia realizados na Argentina e Canadá. Docente do Curso de Geologia da Universidade Federal de Goiás. É Professor/Orientador do Mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal/UFG e do Programa de Pós-Graduação em Geologia do Mestrado e Doutorado da Universidade Federal do Ceará.

 

Sua linha de pesquisa abrange o Cretáceo do Brasil, vertebrados fósseis Sul-Americanos e a paleobiogeografia dos répteis do Cretáceo do Gondwana.

roberto rosa.jpg

Roberto Rosa

Geógrafo pela Universidade Federal de Santa Maria (1983), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE, 1987), doutorado em Ciências (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1995) e Pós-Doutorado em Geociências Aplicadas pela Universidade de Brasília (2012). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia. 

 

Suas principais áreas de interesse são o Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, com enfoque no mapeamento e monitoramento de áreas ambientais.

© 2023 por Website de Conferências. Orgulhosamente feito com Wix.com

bottom of page